Classifique as seguintes situações seguintes como Verdadeiras (V) ou Falsas (F), justificando as falsas.
(b) Em um gás ideal confinado em um recipiente, todas as suas partículas/moléculas possuem a mesma velocidade.
(b) Em um gás ideal confinado em um recipiente, todas as suas partículas/moléculas possuem a mesma velocidade.
Passo 1
Vamos analisar a afirmação: “Em um gás ideal confinado em um recipiente, todas as suas partículas/moléculas possuem a mesma velocidade.” Estamos trabalhando com conceitos de gases ideais da física, e para resolver isso, vamos precisar entender como as partículas de um gás se comportam em termos de velocidade e distribuição.
Passo 2
Primeiro, é importante saber que um gás ideal é um modelo onde as partículas não interagem entre si, exceto por colisões perfeitamente elásticas, e ocupam um volume desprezível. Nesse modelo, as partículas estão em constante movimento aleatório com diferentes velocidades.
Passo 3
A teoria que explica a distribuição das velocidades das partículas em um gás é a Distribuição de Maxwell-Boltzmann. Ela mostra que, em um gás ideal, as partículas não têm todas a mesma velocidade, mas sim uma distribuição de velocidades onde a maioria das partículas tem velocidades próximas a um valor médio, mas há partículas com velocidades maiores e menores.
Passo 4
Portanto, a afirmação de que todas as partículas possuem a mesma velocidade não está de acordo com a realidade descrita pela Distribuição de Maxwell-Boltzmann. Isso significa que nem todas as partículas têm a mesma velocidade; elas variam conforme a temperatura e outras condições do gás.
Resposta
Falso (F). Em um gás ideal, as partículas possuem uma distribuição de velocidades variadas conforme a Distribuição de Maxwell-Boltzmann, não todas a mesma velocidade.