Considerando as medidas de posição e as medidas de dispersão usadas na bioestatística, relacione adequadamente as colunas a seguir.
- Medida de posição.
( ) Desvio-padrão.
( ) Média aritmética.
( ) Mediana.
( ) Variância.
( ) Percentil.
( ) Desvio-padrão.
( ) Média aritmética.
( ) Mediana.
( ) Variância.
( ) Percentil.
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício sobre bioestatística! A questão pede para relacionarmos alguns termos com “Medida de posição” e outras possíveis categorias. Vamos precisar entender o que são medidas de posição e medidas de dispersão para classificar cada item corretamente.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre Desvio-padrão. Essa é uma medida que mostra o quanto os valores de um conjunto de dados estão espalhados em relação à média. Quanto maior o desvio-padrão, mais dispersionados estão os dados. Portanto, Desvio-padrão é uma medida de dispersão.
Passo 3
Agora, vamos para a Média aritmética. A média é simplesmente a soma de todos os valores dividida pelo número de valores. Ela dá uma ideia central dos dados, mostrando onde, em média, os dados estão concentrados. Por isso, a Média aritmética é uma medida de posição.
Passo 4
A Mediana é o valor que está exatamente no meio de um conjunto de dados quando eles estão ordenados. Se tiver um número par de dados, a mediana é a média dos dois valores centrais. A mediana também é uma medida de posição porque indica o ponto central dos dados.
Passo 5
A Variância mede o quanto os dados variam em relação à média, calculando a média dos quadrados das diferenças entre cada valor e a média. Assim como o desvio-padrão, a Variância é uma medida de dispersão.
Passo 6
Por fim, o Percentil indica a posição de um valor em relação ao restante dos dados, mostrando a porcentagem dos dados que estão abaixo desse valor. Por exemplo, o 25º percentil é o valor abaixo do qual estão 25% dos dados. Então, o Percentil é uma medida de posição.
Resposta
-
Medida de posição:
- Média aritmética.
- Mediana.
- Percentil.
-
Medidas de dispersão:
- Desvio-padrão.
- Variância.