Considere os seguintes pares de estruturas abaixo. Identifique a relação entre elas descrevendo-as como enantiômeros, diasteroisômeros, isômeros constitucionais, ou duas moléculas do mesmo composto (idênticas).
Passo 1
O enunciado nos dá dois SMILES e pede para identificar se as estruturas são enantiômeros, diastereoisômeros, isômeros constitucionais ou idênticas. Vamos primeiro determinar a conectividade (cadeia principal e substituintes) de cada uma.
Passo 2
Analisando o primeiro SMILES,
CC\text{(C)}C\text{(C)}Br
, vemos que a cadeia– principal é de quatro carbonos e há dois grupos metil e um bromo ligados a ela. Em fórmula condensada, fica assim:Ou seja, é o
-bromo–
-dimetilbutano.
Passo 3
Analisando o segundo SMILES, , um metil no carbono
e um bromo no carbono
. Em fórmula condensada:
CC(F)C\text{(C)}Br
, a cadeia– principal também é de quatro carbonos, com um fluoro no carbono
Ou seja, é o
-bromo–
-metil–
-fluorobutano.
Passo 4
Comparando as duas estruturas, vemos que a posição e a natureza dos substituintes variam (no primeiro há metil em
e
, no segundo há fluoro em
e metil em
). Isso significa que a conectividade entre átomos é diferente em cada molécula.
Resposta
Elas são isômeros constitucionais.