Construa um diagrama de blocos conforme a descrição abaixo:
A extração do caldo é feita através da passagem da cana-de-açúcar em moendas. O caldo extraído, após passar por uma peneira, é remetido ao processo de fabricação. Posteriormente, inicia-se o tratamento químico, constando de sulfitação (acréscimo de enxofre), objetivando clarificar o caldo, seguida de adição de cal. Após o tratamento, o caldo é aquecido até
, sendo preparado para a decantação. O caldo obtido nos decantadores é enviado ao processo de evaporação obtendo-se, assim, o xarope. O xarope é encaminhado aos cozedores. Após o cozimento (concentração), a massa obtida apresenta uma temperatura de 65 a
, sendo enviada aos cristalizadores. A cristalização ocorre devido ao resfriamento lento da massa cozida. Em seguida, a massa é distribuída para as centrífugas, onde são obtidos o açúcar de primeira, o mel rico e o mel pobre. Os cristais de sacarose obtidos com o mel rico são submetidos à secagem, classificação e embalagem. O mel pobre é recirculado para uma nova cristalização.
Para a construção do diagrama utilize as seguintes etapas:
Peneiramento
Centrifugação
Evaporação
Tratamento
químico
Secagem
Decantação
Concentração
Moagem
Classificação
Cristalização
Peneiramento | Centrifugação | Evaporação |
|
Secagem | ||
Decantação | Concentração | Moagem | Classificação | Cristalização |
Passo 1
O enunciado descreve o processo de fabricação de açúcar a partir da cana-de-açúcar, do momento em que ela passa pela moagem até o produto final, incluindo etapas como peneiramento, tratamento químico, decantação, evaporação, concentração, cristalização e centrifugação. Vamos montar um diagrama de blocos que represente o fluxo principal de matéria, as saídas de produto (açúcar de primeira, mel rico e mel pobre) e a recirculação do mel pobre.
Passo 2
Identificamos e colocamos em ordem as etapas principais mencionadas:
Moagem → Peneiramento → Tratamento químico → Decantação → Evaporação → Concentração → Cristalização → Centrifugação.
Moagem → Peneiramento → Tratamento químico → Decantação → Evaporação → Concentração → Cristalização → Centrifugação.
Passo 3
Na saída da centrifugação formam-se três correntes:
- Açúcar de primeira (produto final).
- Mel rico, que segue para Secagem e depois Classificação.
- Mel pobre, que retorna ao estágio de Cristalização.
Passo 4
Incluímos no diagrama a recirculação do mel pobre de volta a Cristalização e o subfluxo do mel rico para Secagem e Classificação.
Resposta
[Moagem]
↓
[Peneiramento]
↓
[Tratamento químico]
↓
[Decantação]
↓
[Evaporação]
↓
[Concentração]
↓
[Cristalização]
↓
[Centrifugação] ──→ [Açúcar de primeira]
│
├──→ [Mel rico] → [Secagem] → [Classificação]
│
└──→ [Mel pobre]
↓
─────┘ (recircula para Cristalização)