Defina material compósito. Dê exemplos.

Passo 1

O enunciado pede para definir o que é um material compósito e apresentar exemplos. Estamos em um conteúdo de ciência e engenharia dos materiais, mais especificamente na família dos materiais avançados que combinam fases distintas para alcançar propriedades superiores.

Passo 2

Um material compósito é aquele formado pela combinação de duas ou mais fases distintas, quimicamente incompatíveis, de modo que cada fase conserva sua identidade e contribui com suas características próprias. A interação entre essas fases leva a propriedades do compósito que não existiriam em nenhuma das fases isoladas.

Passo 3

Em geral todo compósito é constituído por:
– matriz: fase contínua que envolve, liga e protege as outras fases;
– reforço: fase dispersa (fibras, partículas, lâminas) responsável por aumentar rigidez, resistência mecânica, tenacidade ou outras propriedades específicas.

Passo 4

Alguns exemplos de materiais compósitos:
– compósitos poliméricos reforçados por fibra: fibra de vidro em resina epóxi (fibra-vidro), fibra de carbono em matriz polimérica (CFRP);
– compósitos cimentícios e concretos: concreto armado (cimento + areia + brita + armadura de aço);
– compósitos cerâmicos: cerâmica reforçada com fibras de carbeto de silício;
– compósitos metálicos: matriz de alumínio reforçada com partículas ou fibras de cerâmica (MMC);
– compósitos naturais: madeira (celulose em matriz lignina), ossos (fase mineral em matriz orgânica).

Resposta

Um material compósito é formado pela união de duas ou mais fases distintas (matriz e reforço) cujas propriedades combinadas superam as de cada fase isolada. Exemplos incluem:
fibra-vidro (fibra de vidro em resina epóxi), CFRP (fibra de carbono em polímero), concreto armado, cerâmicas reforçadas com fibras, compósitos metal-matriz e materiais naturais como madeira e osso.

Exercícios relacionados