Defina, quimicamente, as substâncias denominadas de aminoácidos. Faça um desenho esquemático da estrutura de um aminoácido, indicando especificamente, os seguintes componentes:
(a) grupo \alpha-carboxílico;
(b) grupo \alpha-amino
(c) radical R ou cadeia lateral
(d) e dê exemplos da estrutura química de um aminoácido.

Passo 1

O enunciado pede: (1) definir quimicamente o que são aminoácidos; (2) desenhar esquematicamente a estrutura geral de um aminoácido, indicando (a) grupo α-carboxílico, (b) grupo α-amino, (c) radical R ou cadeia lateral; (3) dar exemplos de estruturas químicas típicas de aminoácidos. Para isso vamos usar a fórmula geral e conceitos de química orgânica de grupos funcionais.

Passo 2

Quimicamente, aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem simultaneamente um grupo amino \alpha e um grupo carboxílico \alpha ligados ao mesmo átomo de carbono (o carbono \alpha), além de um radical R que varia em cada aminoácido. Em fórmula condensada, escrevemos
\mathrm{H}_2\mathrm{N}-\mathrm{CH}(R)-\mathrm{COOH}
onde:
  • o carbono central é o carbono \alpha;
  • \mathrm{NH}_2 é o grupo α-amino;
  • \mathrm{COOH} é o grupo α-carboxílico;
  • R é a cadeia lateral ou radical que diferencia cada aminoácido.

Passo 3

Desenho esquemático e identificação dos componentes:
\mathrm{H}_2\mathrm{N}\;\underset{(b)}{-}\;\mathrm{C}\bigl(\underset{\text{(c)}}{R}\bigr)\;\underset{(a)}{-}\;\mathrm{COOH}
Legenda:
(a) -\mathrm{COOH}: grupo α-carboxílico ligado ao carbono \alpha
(b) -\mathrm{NH}_2: grupo α-amino ligado ao carbono \alpha
(c) R: radical ou cadeia lateral ligado ao carbono \alpha

Passo 4

Exemplos de aminoácidos e suas fórmulas:
– Glicina (R = H)
\mathrm{H}_2\mathrm{N}-\mathrm{CH}_2-\mathrm{COOH}
– Alanina (R = \mathrm{CH}_3)
\mathrm{H}_2\mathrm{N}-\mathrm{CH}(\mathrm{CH}_3)-\mathrm{COOH}
– Serina (R = \mathrm{CH}_2\mathrm{OH})
\mathrm{H}_2\mathrm{N}-\mathrm{CH}(\mathrm{CH}_2\mathrm{OH})-\mathrm{COOH}

Resposta

Definição: aminoácidos são compostos orgânicos com um grupo α-amino \bigl(-\mathrm{NH}_2\bigr) e um grupo α-carboxílico \bigl(-\mathrm{COOH}\bigr) ligados ao mesmo carbono (carbono α) e uma cadeia lateral R que varia.
Estrutura geral:
\mathrm{H}_2\mathrm{N}-\mathrm{CH}(R)-\mathrm{COOH}
Componentes:
(a) grupo α-carboxílico: -\mathrm{COOH}
(b) grupo α-amino: -\mathrm{NH}_2
(c) radical R: cadeia lateral ligada ao carbono α
Exemplos:
Glicina R=\mathrm{H}, Alanina R=\mathrm{CH}_3, Serina R=\mathrm{CH}_2\mathrm{OH}.

Exercícios relacionados