Defina os seguintes termos:
contínuos e sinais discretos

Passo 1

O enunciado pede para definirmos dois conceitos básicos de teoria de sinais: sinais contínuos e sinais discretos. O conteúdo envolve a classificação de sinais conforme a variação da variável independente (tempo), sejam valores definidos em todo instante real ou apenas em instantes isolados.

Passo 2

Um sinal contínuo em tempo é uma função x(t) cujo argumento t pode assumir qualquer valor real. Formalmente, temos
x: \mathbb{R} \to \mathbb{R}
ou seja, para cada t\in\mathbb{R} existe um valor x(t). Na prática, esses sinais aparecem em fenômenos físicos analógicos, como a tensão elétrica num circuito ou a pressão sonora captada por um microfone.

Passo 3

Um sinal discreto em tempo é uma sequência de valores x[n] definida apenas para instantes n pertencentes a um conjunto contável, normalmente n\in\mathbb{Z}. Formalmente,
x: \mathbb{Z} \to \mathbb{R},
ou seja, só existem valores do sinal nos instantes inteiros n. Esses sinais surgem quando amostramos um sinal contínuo ou em sistemas puramente digitais, como sinais processados por um computador.

Resposta

Um sinal contínuo em tempo é uma função \,x(t)\, definida para todo t\in\mathbb{R}, com valor em cada instante real, típico de processos analógicos.
Um sinal discreto em tempo é uma sequência \,x[n]\, definida apenas para n\in\mathbb{Z}, com valores existentes somente em instantes isolados, típico de processos digitais ou amostrados.

Exercícios relacionados