1. (a) Defina temperabilidade. (b) Cite alguns dos elementos que têm os efeitos mais relevantes na temperabilidade dos aços. (c) Indique como os elementos de liga que aumentam a temperabilidade dos aços afetam a curva TTT.

Passo 1

O enunciado pede três coisas sobre a temperabilidade dos aços:
  1. Definir o conceito de temperabilidade.
  2. Indicar alguns elementos de liga que mais influenciam esse fenômeno.
  3. Explicar de que modo esses elementos que aumentam a temperabilidade atuam sobre a curva TTT (temperatura-tempo-transformação).

Passo 2

Temperabilidade é a capacidade que um aço tem de formar martensita ou outras microestruturas de alta dureza em profundidades maiores do material quando submetido a uma têmpera (resfriamento rápido). Na prática, mede-se a temperabilidade pelo ensaio de Jominy, em que se observa a profundidade até a qual a dureza se mantém elevada após resfriamento da superfície.

Passo 3

Os elementos de liga que exercem os efeitos mais relevantes na temperabilidade dos aços são, em especial, o cromo ( \mathrm{Cr}), molibdênio ( \mathrm{Mo}), manganês ( \mathrm{Mn}), níquel ( \mathrm{Ni}), silício ( \mathrm{Si}) e, em menor grau, tungstênio ( \mathrm{W}), vanádio ( \mathrm{V}) e alumínio ( \mathrm{Al}).

Passo 4

Quando se adicionam ao aço elementos que aumentam a temperabilidade:
  • Eles retardam a difusão de carbono e ferro na austenita, adiando as transformações perlítica e bainítica.
  • Isso desloca as “janelas” de transformação no diagrama TTT para a direita (maiores tempos) e geralmente eleva o tempo do “nariz” da curva.
  • Na prática, as curvas de início e fim de perlita/bainita caminham para tempos mais longos, o que reduz a taxa de resfriamento mínima necessária para formar martensita em toda a seção.

Resposta

(a) Temperabilidade é a capacidade de um aço formar martensita (ou microestruturas duras) em profundidades maiores durante a têmpera.
(b) Elementos como \mathrm{Cr}, \mathrm{Mo}, \mathrm{Mn}, \mathrm{Ni}, \mathrm{Si} (e também \mathrm{W}, \mathrm{V}, \mathrm{Al} em menor grau).
(c) Esses elementos retardam a formação de perlita e bainita, deslocando as curvas de transformação TTT para a direita (aumentando o tempo crítico e abaixando a taxa de resfriamento mínima para obter martensita).

Exercícios relacionados