A densidade de fluxo elétrico é um vetor com a mesma direção e sentido do campo elétrico e cujo módulo é a razão entre a quantidade de fluxo elétrico que passa em uma superficie e a área desta superficie.
D=PhiA

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre densidade de fluxo elétrico, representada pela letra D. Essa densidade é um vetor que aponta na mesma direção do campo elétrico (E) e seu módulo (ou tamanho) é calculado dividindo a quantidade de fluxo elétrico (Φ) que passa por uma superfície pela área (A) dessa superfície. Para resolver isso, vamos entender direitinho o que cada termo significa e como usar a fórmula:
D = PhiA

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é fluxo elétrico (Φ). Imagine que o campo elétrico está “passando” por uma superfície, tipo água correndo por uma tela. O fluxo elétrico mede quanta “água elétrica” está passando por essa superfície. Matemáticamente, é calculado pela integral do campo elétrico sobre a área:
Phi = integral E cdot dA
Mas, no nosso caso, estamos lidando com situações onde o campo elétrico é uniforme e perpendicular à superfície, então a integral simplifica para:
Phi = E times A

Passo 3

Agora, a densidade de fluxo elétrico (D) é essa medida do fluxo dividido pela área. Usando a fórmula dada:
D = PhiA = E times AA = E
Isso mostra que, em situações de campo elétrico uniforme e perpendicular, a densidade de fluxo elétrico é igual ao campo elétrico.

Passo 4

Mas, de forma geral, a densidade de fluxo elétrico também leva em conta o meio onde o campo está presente. Por exemplo, em materiais com permissividade elétrica (como dielétricos), a relação entre D e E é:
D = varepsilon times E
Onde ε é a permissividade do meio. Isso significa que a densidade de fluxo elétrico também depende de como o material reage ao campo elétrico.

Resposta

A densidade de fluxo elétrico (D) é um vetor que aponta na mesma direção do campo elétrico (E) e seu módulo é igual ao campo elétrico multiplicado pela permissividade do meio. Matematicamente:
D = varepsilon times E

Exercícios relacionados