7- Diferencie estruturalmente e funcionalmente o lisossomo do peroxissomo.
R: Lisossomo- enzimas digestivas, atua na quebra de moléculas e faz parte do sistema de endomembranas, logo, recebe vesículas do aparelho de golgi; peroxissomo- enzimas envolvidas em reações de oxidação, atua na quebra de moléculas e não faz parte do sistema de endomembranas, logo, não recebe vesículas do aparelho de golgi.

Passo 1

O enunciado pede para comparar estruturalmente e funcionalmente o lisossomo e o peroxissomo, destacando suas diferenças de origem, composição enzimática e papel celular.

Passo 2

Estruturalmente:
– Lisossomo: é uma organela delimitada por membrana simples, com interior acidificado ( \textit{pH}\approx5 ). Faz parte do sistema de endomembranas e recebe vesículas ricas em enzimas hidrolíticas vindas do aparelho de Golgi.
– Peroxissomo: também é delimitado por membrana simples, mas mantém \textit{pH} próximo do citosol. Não integra o sistema de endomembranas clássico e se forma por brotamento do retículo endoplasmático. Contém enzimas oxidativas como catalase e oxidasas.

Passo 3

Funcionalmente:
– Lisossomo: realiza digestão intracelular de macromoléculas (proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucleicos) em processos como autofagia e heterofagia, graças às hidrolases ácidas.
– Peroxissomo: promove reações de oxidação, especialmente a \beta-oxidação de ácidos graxos de cadeia muito longa e a decomposição de \mathrm{H_2O_2} pela catalase, protegendo a célula de espécies reativas de oxigênio.

Resposta

Lisossomo – vesícula de membrana simples, interior ácido ( \textit{pH}\approx5 ), integra o sistema de endomembranas e recebe vesículas do Golgi; contém hidrolases ácidas e digere macromoléculas.
Peroxissomo – vesícula de membrana simples, \textit{pH} citosólico, forma-se por brotamento do retículo endoplasmático e não recebe vesículas do Golgi; contém oxidasas e catalase para oxidação de substratos e detoxificação de \mathrm{H_2O_2}.

Exercícios relacionados