6- Que organela(s) deve(m) estar presentes em maior quantidade numa célula animal que sintetiza e secreta enzimas? Comente sobre as funções de cada uma.
R: Retículo endoplasmático rugoso- é responsável pela produção de proteínas, principalmente de enzimas hidrolíticas dos lissosomos e de acrossomos; complexo de Golgi: além de atuar na formação de lisossomos e de acrossomos, também atua na secreção de substâncias.
Passo 1
O enunciado pergunta quais organelas devem estar mais desenvolvidas numa célula animal que produz e secreta enzimas (proteínas). O conteúdo envolvido é a via secretora de proteínas, que reclama um sistema de síntese, modificação e exportação eficiente.
Passo 2
O retículo endoplasmático rugoso (RER) é a organela onde os ribossomos ficam aderidos à membrana. É nele que ocorre a síntese inicial das proteínas destinadas à secreção (como as enzimas). À medida que o ribossomo monta a cadeia polipeptídica, esta é inserida no lúmen do RER, onde já começa a dobragem e a glicosilação (adição de açúcares) necessárias para a função adequada da enzima.
Passo 3
O complexo de Golgi recebe as proteínas vindas do RER em vesículas de transporte. No interior do Golgi elas passam por etapas de maturação: cortes proteolíticos, adição ou remoção de carboidratos e empacotamento em novas vesículas. Estas vesículas podem se fundir com a membrana plasmática, liberando as enzimas ao meio extracelular, ou formar lisossomos e acrossomos, conforme o tipo de célula.
Resposta
Retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi.