Dois corpos inicialmente neutros são esfregados um contra o outro e, após a fricção, observa-se que um deles adquiriu carga negativa. O que pode ser afirmado com certeza?

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está perguntando. Temos dois corpos que, no começo, não têm carga elétrica (são neutros). Quando esfregamos um no outro, por causa da fricção, ocorre uma transferência de carga. Depois disso, um dos corpos fica com carga negativa. Nosso objetivo aqui é descobrir o que podemos afirmar com certeza sobre essa situação. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre eletricidade estática e como as cargas se movem entre os objetos durante a fricção.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que todo objeto é feito de átomos, que têm prótons (carga positiva), elétrons (carga negativa) e nêutrons (sem carga). Em um objeto neutro, a quantidade de prótons e elétrons é igual, então as cargas se cancelam. Quando esfregamos dois objetos, como na questão, os elétrons podem ser transferidos de um objeto para o outro.

Passo 3

Agora, quando um objeto ganha elétrons, ele fica com excesso de carga negativa, já que os elétrons têm carga negativa. Isso é o que acontece com um dos corpos na nossa questão. Mas e o outro corpo? Se um objeto ganha elétrons e fica negativo, o outro necessariamente perde elétrons e fica com excesso de carga positiva.

Passo 4

Então, sabemos que um corpo ficou negativo porque ganhou elétrons. Como os elétrons são transferidos de um corpo para o outro, o segundo corpo perdeu elétrons, ficando com carga positiva. Essa transferência de elétrons é o que cria o balanço de cargas entre os dois objetos após a fricção.

Resposta

Podemos afirmar com certeza que o outro corpo adquiriu carga positiva.

Exercícios relacionados