Dois objetos com massas diferentes são colocados próximos um do outro. Discuta como a força de atração gravitacional entre eles se comporta em relação às suas massas.

Passo 1

O enunciado pede para discutir como a força de atração gravitacional entre dois objetos varia em função de suas massas. O conteúdo envolvido é a Lei da Gravitação Universal de Newton, que relaciona a força gravitacional com as massas dos corpos e a distância entre eles.

Passo 2

Segundo Newton, dois corpos de massas m_{1} e m_{2} separados por uma distância r atraem-se mutuamente com uma força cuja magnitude é dada por
F = G\,\frac{m_{1}\,m_{2}}{r^{2}},
onde G é a constante gravitacional.

Passo 3

Da fórmula acima vemos que F é diretamente proporcional a cada massa. Isso significa que:
– se duplicarmos m_{1} mantendo m_{2} e r fixos, a força dobra;
– se duplicarmos m_{2} mantendo m_{1} e r fixos, a força também dobra;
– se duplicarmos ambas as massas, o produto m_{1}m_{2} quadruplica e, portanto, F quadruplica.

Passo 4

Além disso, a força gravitacional é simétrica: o corpo de massa m_{1} exerce sobre m_{2} uma força de mesma magnitude e direção oposta à que m_{2} exerce sobre m_{1}. Isso está em consonância com a Terceira Lei de Newton (ação e reação).

Resposta

A força de atração gravitacional entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto de suas massas. Se qualquer uma das massas for aumentada, a força aumenta na mesma proporção; se ambas forem aumentadas, a força cresce de acordo com o quadrado desse fator.

Exercícios relacionados