Quais duas principais utilidades práticas da realização de uma análise descritiva (e também gráfica) em um conjunto de dados de interesse que se pretenda entender o seu comportamento?

Passo 1

O enunciado pede para apontar duas aplicações práticas principais de se fazer uma análise descritiva (numérica) e gráfica de um conjunto de dados, cujo objetivo é entender o comportamento desses dados antes de avançar para modelagens ou tomadas de decisão.

Passo 2

Uma utilidade central da análise descritiva numérica é resumir e sintetizar o conjunto de dados em poucas medidas informativas, como média, mediana, variância e quartis. Isso transforma uma grande massa de observações em parâmetros que facilitam a comunicação, o monitoramento e a comparação de diferentes conjuntos de dados, além de servir como base para detectar deslocamentos de tendência ou mudanças de variabilidade ao longo do tempo.

Passo 3

Uma utilidade prática da análise gráfica é visualizar padrões e anomalias — por exemplo, forma da distribuição, tendências ao longo do tempo, sazonalidades e pontos fora do padrão (outliers). Gráficos como histograma, boxplot e séries temporais permitem identificar comportamentos inesperados ou estruturas que orientam hipóteses, escolha de modelos estatísticos e intervenções nos processos.

Resposta

a) Resumir e sintetizar o comportamento global dos dados por meio de medidas de tendência central e dispersão, tornando a informação mais manejável e comparável.
b) Visualizar padrões, tendências e anomalias (outliers, sazonalidades etc.) por meio de gráficos, o que orienta hipóteses, seleção de modelos e decisões práticas.

Exercícios relacionados