Um efeito que gera risco para o trânsito é chamado de ofuscamento, uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz nos olhos, levando cerca de 7 segundos para a recuperação plena da visão – durante esse tempo, o condutor dirige com risco. Esse efeito pode ser evitado durante o dia com o uso de óculos escuros, porém, durante a noite, um farol alto pode causar o ofuscamento. Um homem, dirigindo à 108 km/h, sofre um ofuscamento devido ao farol alto de outro carro e, durante o tempo de recuperação total da visão, não altera a velocidade do carro. Quantos metros, aproximadamente, o carro percorre durante o tempo de recuperação total da visão do motorista?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão fala sobre um motorista que está dirigindo a 108 km/h e sofre um “ofuscamento”, ou seja, fica temporariamente sem visão por 7 segundos devido à luz forte de outro carro. A pergunta é: quanto o carro dele percorre nesse tempo de 7 segundos sem enxergar? Vamos resolver isso usando conceitos de cinemática, especificamente velocidade e distância.
Passo 2
Primeiro, precisamos entender a relação entre velocidade, tempo e distância. A fórmula básica que vamos usar é:
Mas antes de aplicar essa fórmula, precisamos garantir que as unidades estejam compatíveis. Atualmente, a velocidade está em quilômetros por hora (km/h) e o tempo está em segundos (s).
Passo 3
Vamos converter a velocidade de 108 km/h para metros por segundo (m/s), já que o tempo está em segundos e queremos a distância em metros.
Sabemos que:
- 1 km = 1000 metros
- 1 hora = 3600 segundos
Então, para converter km/h para m/s, usamos a seguinte conversão:
Passo 4
Aplicando a conversão:
Então, a velocidade do carro é de aproximadamente 30 metros por segundo.
Passo 5
Agora que temos a velocidade em metros por segundo, podemos usar a fórmula da distância:
Substituindo os valores:
Resposta
O carro percorre aproximadamente 210 metros durante o tempo de recuperação total da visão do motorista.