Efetue as seguintes operaçōes, levando em conta os algarismos significativos: Dica coloque os valores em notação cientifica e na mesma unidade antes de efetuar os cálculos. Lembre-se das regras envolvendo algarismos significativos e duvidosos em operações aritméticas.
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa soma levando em conta os algarismos significativos. O assunto aqui é alguns conceitos de algarismos significativos e como aplicá-los em operações aritméticas, especificamente na adição. Para isso, vamos colocar os valores em notação científica e garantir que estejam na mesma unidade antes de somar.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que são algarismos significativos. Eles são os dígitos que carregam informação sobre a precisão de uma medida. Por exemplo, em 23,0, temos três algarismos significativos (2, 3 e o zero depois da vírgula), indicando que a medida é precisa até a décima.
Passo 3
Agora, vamos colocar os números em notação científica para facilitar a visualização da precisão:
- 23,0 pode ser escrito como
- 13,3 pode ser escrito como
Assim, ambos estão na mesma potência de 10 (
), o que é importante para a soma.
Passo 4
Vamos somar os valores agora que estão alinhados:
Isso dá 36,3 quando voltamos à notação comum.
Passo 5
Porém, precisamos ajustar a resposta de acordo com os algarismos significativos. Quando somamos, a regra é que o resultado deve ter o mesmo número de casas decimais que o número com menos casas decimais. Tanto 23,0 quanto 13,3 têm uma casa decimal, então nossa resposta final também deve ter uma casa decimal.