(2 p) As eletronegatividades de Pauling de hidrogênio e cloro são \chi_{\mathrm{P}, \mathrm{H}}=2.20 e \chi_{\mathrm{P}, \mathrm{Cl}}=3.16. A ligação química na molécula de HCl (ácido clorídrico) é polar ou apolar? Os elétrons da ligação se encontram mais perto do átomo de hidrogênio ou de cloro? Justifique as suas respostas.

Passo 1

O enunciado dá as eletronegatividades de Pauling de hidrogênio e cloro, respectivamente \chi_{P,\mathrm{H}} = 2{,}20 e \chi_{P,\mathrm{Cl}} = 3{,}16,
e pede para determinar se a ligação em HCl é polar ou apolar e onde os elétrons ficam mais concentrados. Vamos usar o conceito de diferença de eletronegatividade para classificar a polaridade da ligação e, em seguida, decidir qual átomo atrai mais os elétrons.

Passo 2

Calculamos a diferença de eletronegatividade entre cloro e hidrogênio:
\Delta \chi = \chi_{P,\mathrm{Cl}} - \chi_{P,\mathrm{H}} = 3{,}16 - 2{,}20 = 0{,}96.

Passo 3

Usamos a regra empírica para ligações covalentes:
– Se \Delta \chi<0{,}4, a ligação é apolar covalente.
– Se 0{,}4 \le \Delta \chi \le 1{,}7, é covalente polar.
– Se \Delta \chi>1{,}7, tende a ser iônica.
Como \Delta \chi = 0{,}96 está no intervalo de ligações covalentes polares, concluímos que a ligação H–Cl é polar covalente.

Passo 4

Numa ligação covalente polar, o par de elétrons compartilhados se desloca em direção ao átomo mais eletronegativo. Aqui, \chi_{P,\mathrm{Cl}}>\chi_{P,\mathrm{H}}; então o cloro atrai mais fortemente os elétrons, ficando com carga parcial negativa \delta_-, enquanto o hidrogênio fica com carga parcial positiva \delta_+.

Resposta

A ligação em HCl é covalente polar.
Os elétrons da ligação se encontram mais perto do átomo de cloro.

Exercícios relacionados