Escreva na forma de linhas de ligação e na forma de trações todas os possíveis compostos com a formula molecular \mathrm{C}_{6} \mathrm{H}_{14}.

Passo 1

O enunciado pede para desenhar todos os isômeros de fórmula molecular \mathrm{C}_{6}\mathrm{H}_{14} em duas formas de representação:
  • fórmula de traços, mostrando cada átomo (C e H) e todas as ligações explícitas;
  • fórmula de linhas de ligação (esqueleto), em que cada vértice e extremidade de linha é um carbono e os hidrogênios não são desenhados (assume-se saturação).
Para resolver, precisamos saber quantos isômeros de alcanos de cadeia linear com 6 carbonos existem e depois desenhar cada um nas duas convenções.

Passo 2

A química orgânica nos diz que o alcano \mathrm{C}_{6}\mathrm{H}_{14} (hexano) possui 5 isômeros constitucionais, cujos nomes IUPAC são:
  1. n-hexano
  2. 2-metilpentano
  3. 3-metilpentano
  4. 2,2-dimetilbutano
  5. 2,3-dimetilbutano

Passo 3

Breve lembrete sobre as duas representações:
  • Fórmula de traços: escrevemos cada carbono e cada hidrogênio e ligamos com “–”. Ex.: CH_3–CH_2–CH_3 para propano.
  • Fórmula de linhas de ligação: somente desenhamos a espinha de carbono como um zig-zag; cada vértice/ extremidade de linha é um carbono saturado em H (<span style=“white-space:nowrap”> C–H implícito</span>).

Resposta

A seguir, os 5 isômeros de \mathrm{C}_{6}\mathrm{H}_{14} com suas duas representações:
  1. n-hexano
    Fórmula de traços:
CH_3–CH_2–CH_2–CH_2–CH_2–CH_3
Fórmula de linhas de ligação (skeletal):
///
  1. 2-metilpentano
    Fórmula de traços:
CH_3–CH(CH_3)–CH_2–CH_2–CH_3
Fórmula de linhas de ligação (skeletal):
/\
// \
  1. 3-metilpentano
    Fórmula de traços:
CH_3–CH_2–CH(CH_3)–CH_2–CH_3
Fórmula de linhas de ligação (skeletal):
//\
/\
  1. 2,2-dimetilbutano
    Fórmula de traços:
CH_3–C(CH_3)_2–CH_2–CH_3
Fórmula de linhas de ligação (skeletal):
/\
/ \
//
  1. 2,3-dimetilbutano
    Fórmula de traços:
CH_3–CH(CH_3)–CH(CH_3)–CH_3
Fórmula de linhas de ligação (skeletal):
/\ /\
//

Em cada esqueleto acima, cada vértice ou extremidade de linha representa um átomo de carbono saturado em hidrogênios.

Exercícios relacionados