As estalactites são muito comuns em cavernas e compostas basicamente por
. São originadas por ação das águas da chuva e do gás carbônico atmosférico
sobre o terreno calcário (
, insolúvel em água), que se infiltram no solo chegando assim até as cavernas. Sobre este fenômeno, podemos dizer:
00. a água da chuva é capaz de dissolver o gás carbônico, gerando soluções diluídas de ácido carbônico, de acordo com a equação:
00. a água da chuva é capaz de dissolver o gás carbônico, gerando soluções diluídas de ácido carbônico, de acordo com a equação:
Passo 1
O enunciado fala de estalactites (formadas por CaCO₃) e do papel da água da chuva dissolvendo CO₂ atmosférico para produzir ácido carbônico, com a reação:
Conteúdo: equilíbrio químico e solubilidade de gases em líquidos (Lei de Henry e formação de ácido carbônico). Vamos usar a ideia de que gases se dissolvem na água e reagem para formar ácidos fracos.
Passo 2
Quando cai chuva, a água entra em contato com o CO₂ do ar. Segundo a Lei de Henry, a quantidade de gás dissolvido é proporcional à pressão parcial do gás. Depois de dissolvido, parte do CO₂ reage com a água formando ácido carbônico (H₂CO₃). Isso é um equilíbrio químico, que escreve assim:
Ácido carbônico é um ácido fraco e fica em baixas concentrações, mas suficiente para atacar o calcário (CaCO₃). Logo, a água da chuva realmente “carrega” CO₂ e forma solução diluída de H₂CO₃.
Passo 3
Como a explicação acima mostra, a afirmação 00 — de que “a água da chuva é capaz de dissolver o CO₂, gerando soluções diluídas de ácido carbônico” — está correta.
Resposta
A afirmação 00 é verdadeira.