Explique com detalhe:
Porque é difícil de cozinhar feijão na cidade La Paz-Bolívia usando uma panela de pressão?

Passo 1

A cidade de La Paz situa-se a uma altitude em torno de \approx 3600 m acima do nível do mar. Em altitudes elevadas, a pressão atmosférica externa cai: em La Paz ela é cerca de \approx 0,65 atm em vez de 1 atm ao nível do mar. Isso altera a forma como a água ferve e, consequentemente, como funciona a panela de pressão.

Passo 2

O ponto de ebulição da água depende diretamente da pressão externa. A uma pressão de \approx 0,65 atm, o ponto de ebulição cai para cerca de \approx 90^\circC (em vez de 100^\circC). Como resultado, todo alimento que dependa de água fervente—incluindo o feijão—cozinha a uma temperatura menor, o que significa que leva mais tempo para amolecer.

Passo 3

Uma panela de pressão funciona retendo parte do vapor gerado dentro de um recipiente selado, elevando a pressão interna até um valor acima da pressão externa. No nível do mar, isso permite atingir temperaturas internas em torno de 120^\circC ou mais, acelerando o cozimento. Em La Paz, porém, mesmo quando a panela gera pressão extra, ela se soma à pressão externa mais baixa:
\bullet Se a válvula libera vapor a 1,2 atm interna, isso dá apenas 1,2-0,65=0,55 atm de sobrepressão efetiva (contra 0,2 atm de sobrepressão ao nível do mar), resultando em temperatura interna menor.
\bullet Assim, a temperatura máxima de cozimento atinge apenas algo próximo de 100\text{––}105^\circC em vez dos 120^\circC esperados.

Passo 4

Como a temperatura interna é menor, o feijão demora muito mais a amolecer:
1. A fase de “fervura lenta” exige tempo extra para penetrar a casca dura.
2. Se o cozinheiro não compensar o tempo, o feijão fica ainda duro.
3. Ajustar o tempo e a quantidade de água é trabalhoso e requer testes.

Resposta

É difícil cozinhar feijão em panela de pressão em La Paz porque a pressão atmosférica reduzida diminui o ponto de ebulição da água e limita a sobrepressão que a panela pode gerar. Isso faz com que a temperatura interna alcance valores inferiores aos do nível do mar, exigindo tempos de cocção muito maiores para amolecer o feijão.

Exercícios relacionados