Faça a distribuição eletrônica dos seguintes átomos e íons, indicando a camada de valência:
a) Fe

Passo 1

O enunciado pede a distribuição eletrônica do átomo de \mathrm{Fe}. O conteúdo envolvido é a estrutura eletrônica atômica, aplicando os princípios de Aufbau (preenchimento por ordem crescente de energia), de Pauli (máximo dois elétrons por orbital com spins opostos) e de Hund (máxima multiplicidade). Também vamos indicar a camada de valência.

Passo 2

Determinar o número atômico de \mathrm{Fe}:
Z = 26
Isso significa que o ferro neutro possui 26 elétrons para distribuir nos subníveis.

Passo 3

Listar a ordem de preenchimento segundo o diagrama de Aufbau:
1s \;\rightarrow\; 2s \;\rightarrow\; 2p \;\rightarrow\; 3s \;\rightarrow\; 3p \;\rightarrow\; 4s \;\rightarrow\; 3d \;\rightarrow\; 4p \;\ldots
Aplicamos também o princípio de Pauli e a regra de Hund a cada subnível.

Passo 4

Preenchendo os 26 elétrons conforme a ordem acima, temos:
1s^2\,2s^2\,2p^6\,3s^2\,3p^6\,4s^2\,3d^6

Passo 5

A camada de valência corresponde ao maior número quântico principal n. Em \mathrm{Fe}, o nível mais externo é n=4, com elétrons no orbital 4s. Nos metais de transição, os elétrons 3d também participam da valência. Assim, a camada de valência é a de ordem 4, contendo os elétrons 4s^2 e 3d^6.

Resposta

\mathrm{Fe}:\;1s^{2}\,2s^{2}\,2p^{6}\,3s^{2}\,3p^{6}\,4s^{2}\,3d^{6}\n
Camada de valência: n=4 (elétrons 4s^{2}\,3d^{6}).\n

Exercícios relacionados