(FATEC SP/2009) Viajando a 70 km/h, o motorista acelera o carro a fim de ultrapassar um caminhão. Quando atinge velocidade de 90 km / h a tampa do porta-luvas do carro começa a vibrar. No momento em que o velocímetro registra 100 km / h, a tampa do porta-luvas para de vibrar. Esse fenômeno de vibração é um exemplo de
a) interferência construtiva.
b) efeito Doppler.
c) ressonância.
d) difração.
e) refração.

Passo 1

O enunciado diz que ao acelerar de 70 km/h até 90 km/h a tampa do porta-luvas começa a vibrar, e essa vibração some ao ultrapassar 100 km/h. O conteúdo envolve vibrações forçadas e possíveis fenômenos de ondas/mecânica.

Passo 2

Na teoria de oscilações forçadas, se um sistema tem uma frequência natural de vibração e recebe excitação periódica na mesma frequência, ocorre o fenômeno de ressonância, gerando grandes amplitudes.

Passo 3

No carro, à medida que a velocidade muda, a frequência das vibrações do motor e das rodas também muda. Quando o motorista atinge 90 km/h, a frequência de excitação coincide com a frequência natural da tampa, fazendo-a vibrar com maior intensidade. Ao ultrapassar 100 km/h, essa coincidência se perde, e a vibração cessa.

Passo 4

Esse comportamento (máxima vibração em uma faixa estreita de frequência e depois redução ao sair dessa faixa) é característico de ressonância.

Resposta

c) ressonância.

Exercícios relacionados