O que é a energia de ionização de um átomo? Em outras palavras, se você sabe quanto vale a energia de ionização de um átomo, o que você sabe realmente acerca desse átomo?

Passo 1

Estamos vendo o conceito de energia de ionização na parte de estrutura eletrônica dos átomos. A pergunta pede para definir o que é essa energia e, mais importante, que significado físico e químico ela carrega sobre o átomo em questão.

Passo 2

A energia de ionização é a quantidade mínima de energia necessária para arrancar um elétron de um átomo isolado, no estado gasoso e em sua configuração fundamental. Em termos de reação, podemos escrever:
X(g) ;longrightarrow; X^+(g) ;+; e^-,
e a energia de ionização Ei é justamente a energia absorvida nesse processo.

Passo 3

Se você conhece Ei de um átomo, você sabe o quão fortemente o elétron mais externo está “grudado” ao núcleo. Quanto maior Ei, mais difícil é remover esse elétron, o que indica uma forte atração nucleo-elétron e, em geral, um núcleo com maior carga efetiva Zeff.

Passo 4

Além disso, a energia de ionização está correlacionada com outras propriedades atômicas:
bul<=t Raio atômico: átomos menores tendem a ter elétrons mais próximos do núcleo e, portanto, Ei maior.
bul<=t Posição na tabela periódica: aumenta ao longo de um período (da esquerda para a direita) e diminui ao descer um grupo.
bul<=t Reatividade química: metais com baixas energias de ionização doam elétrons com facilidade; não-metais com altas energias de ionização tendem a aceitar elétrons.

Resposta

A energia de ionização de um átomo é a energia mínima necessária para remover seu elétron mais externo no estado gasoso. Conhecendo esse valor, você descobre o quão fortemente o núcleo atrai esse elétron, o que reflete na carga nuclear efetiva, no tamanho atômico e na tendência daquele elemento a reagir (doar ou receber elétrons).

Exercícios de Livros Relacionados