Você é incumbido de sincronizar os relógios fixos em um referencial. Para tanto, você emitirá um pulso de luz da origem em t=0 s. Para qual horário um relógio localizado em (x, y, z)=(30 m, 40 m, 0 m) deve ser pré-ajustado?
9. | Você é incumbido de sincronizar os relógios fixos em um referencial. Para tanto, você emitirá um pulso de luz da origem em t=0 s. Para qual horário um relógio localizado em (x, y, z)=(30 m, 40 m, 0 m) deve ser pré-ajustado?

Passo 1

O enunciado trata de sincronizar relógios num referencial usando um pulso de luz emitido da origem em t=0. Pelo critério de Einstein, como o pulso leva um tempo finito para chegar ao ponto (x,y,z), devemos pré-ajustar o relógio remoto de modo que, no instante em que o pulso o atingir, ele marque o mesmo tempo que o relógio da origem.

Passo 2

Calcular a distância do ponto ao emissor na origem:
d = raiz30^2 + 40^2 + 0^2 = 50 m

Passo 3

Determinar o tempo de viagem do pulso de luz:
De<a t = dc = 50 m3times10^8 m/s =1,67times10^-7 s

Passo 4

Para que, ao receber o pulso (em t=De<a t), o relógio remoto marque também De<a t, precisamos pré-ajustá-lo para um valor inicial de -De<a t. Assim, após avançar De<a t até a chegada do pulso, ele ficará sincronizado.

Resposta

O relógio em (30,40,0) deve ser pré-ajustado para
-;1,67times10^-7 s

Exercícios de Livros Relacionados