Das fórmulas dadas a seguir, algumas apresentam erros. Identifique as fórmulas e comente os erros.
\mathrm{CH}_{2} \mathrm{Cl}

Passo 1

O enunciado pede para identificar quais fórmulas apresentadas estão erradas e comentar os erros. O assunto aqui é química orgânica básica: valência dos átomos e representação de radicais ou moléculas estáveis.

Passo 2

Analisamos a fórmula \mathrm{CH}_{2}\mathrm{Cl}. Contamos as ligações do carbono:
– Cada átomo de hidrogênio forma 1 ligação, totalizando 2 ligações.
– O átomo de cloro forma 1 ligação.
No total, o carbono aparece com apenas 3 ligações, mas sabe-se que ele deve formar 4 ligações para ter sua valência completa.

Passo 3

Como \mathrm{CH}_{2}\mathrm{Cl} tem carbono com só 3 ligações, ela não representa uma molécula estável de valência completa. Existem duas interpretações possíveis:
  1. Se a intenção era representar o radical clorometila, falta o ponto indicativo de elétron não pareado, isto é, deveria ser escrito
\mathrm{CH}_{2}\mathrm{Cl}\!\cdot
  1. Se a intenção era representar o cloreto de metila (clorometano), faltou um hidrogênio, ou seja, a fórmula correta seria
\mathrm{CH}_{3}\mathrm{Cl}.

Resposta

A fórmula \mathrm{CH}_{2}\mathrm{Cl} está errada porque o carbono fica com apenas três ligações. Ou deve ser o radical clorometila, indicado como \mathrm{CH}_{2}\mathrm{Cl}\!\cdot, ou, para clorometano, a fórmula correta é \mathrm{CH}_{3}\mathrm{Cl}.

Exercícios relacionados