Indique se a informação é verdadeira ou falsa. Justifique as respostas.
© Em um nó de um circuito de capacitores a carga elétrica sempre se conserva;

Passo 1

O enunciado pede para decidir se a afirmação “Em um nó de um circuito de capacitores a carga elétrica sempre se conserva” é verdadeira ou falsa, e justificar.
Conteúdo: carga elétrica, conservação de carga e nós em circuitos de capacitores.
O que vamos usar:
  • Definição de nó (junção de placas de capacitores)
  • Princípio da conservação de carga (lei de Kirchhoff para correntes/ cargas)
  • A ideia de que um nó isolado não recebe nem perde carga.

Passo 2

Vamos entender o que é um nó num circuito de capacitores:
Um nó é simplesmente um pedaço de condutor que liga uma placa de cada capacitor. Imagine vários capacitores todos “soldados” nesse mesmo pontinho. Esse pedacinho de metal é um condutor isolado (não há outra via de fuga de elétrons para fora dele, além das placas dos capacitores).

Passo 3

Teoria que vamos aplicar: conservação de carga num condutor isolado.
Numa placa de capacitor ligada ao nó, se a outra placa tem carga +Q, a placa do nó fica com carga –Q (pois o capacitor só existe se as cargas forem opostas e iguais em módulo).
Se tivermos vários capacitores (índices 1, 2, …, n) ligados no mesmo nó, cada placa ligada ao nó carrega uma carga Qi, mas como cada capacitor tem placas opostas com cargas ±Qi, vale sempre:
sumi=1^n Qi = Qnó ó
Como o nó é isolado (não há caminho para chegar ou sair carga extra), a carga total do nó ó não muda com o tempo.

Passo 4

Conclusão prática: num nó de capacitores, a soma algébrica das cargas das placas ligadas ali é sempre a mesma (e, se o nó começou eletricamente neutro, essa soma será zero o tempo todo). Isso é exatamente a conservação de carga.

Resposta

Verdadeira. A carga em um nó isolado de capacitores se conserva, pois não há nenhum caminho exterior para entrar ou sair carga, e cada capacitor “retira” de um lado o que “deposita” no outro, mantendo o nó sempre com a mesma carga líquida.

Exercícios relacionados