Se a intensidade da carga distribuída que atua sobre a viga é
, determine as reações no apoio.
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício que você me enviou fala sobre uma viga com uma carga distribuída uniforme de intensidade $ w = 1 , \mathrm{\frac{kN}{m}} $. Nossa missão aqui é encontrar as reações nos apoios dessa viga.
Para resolver isso, vamos usar conceitos de estática, especificamente o equilíbrio de forças em uma estrutura. Precisaremos entender como as cargas se distribuem e como elas afetam os apoios da viga.
Passo 2
Primeiro, vamos visualizar a situação. Imagine uma viga simplesmente apoiada em duas extremidades, digamos, no ponto A e no ponto B. A carga distribuída $ w $ está atuando ao longo de todo o comprimento da viga.
Passo 3
A carga distribuída uniforme significa que cada metro da viga exerce uma força de $ 1 , \mathrm{kN} $. Se o comprimento total da viga for $ L $ metros, a carga total $ W $ na viga será:
Passo 4
Como a viga está em equilíbrio e os apoios estão nas extremidades, a carga total será dividida igualmente entre os dois apoios. Isso ocorre porque a distribuição é uniforme e não há forças externas adicionais inclinando a carga para um dos lados.
Passo 5
Portanto, a reação em cada apoio, tanto em A quanto em B, será metade da carga total $ W $. Assim, cada reação $ R_A $ e $ R_B $ é dada por:
Resposta
As reações nos apoios são $ R_A = R_B = \dfrac{L}{2} , \mathrm{kN} $.