Marque V(verdadeiro) ou F(falso) sobre: Capacitância, Corrente e Resistencia.
Dois capacitores, C1 e C2, estão conectados em série através de uma fonte de diferença de potencial. Com a fonte de tensão ainda conectada, se um dielétrico for inserido entre as placas do capacitor C1, a carga em C2 aumenta.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada na questão que você trouxe. A parada envolve capacitância, corrente e resistência. A gente tem dois capacitores, C1 e C2, ligados em série a uma fonte de tensão. A pergunta é: se a gente inserir um dielétrico no capacitor C1 enquanto a fonte ainda está ligada, a carga no C2 vai aumentar? Vamos descobrir juntos o que acontece!

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que acontece quando inserimos um dielétrico em um capacitor. O dielétrico é um material que, quando colocado entre as placas do capacitor, aumenta a capacitância. A fórmula da capacitância com dielétrico é:
C = kappa cdot C0
Onde:
  • $ C $ é a capacitância com dielétrico
  • $ \kappa $ é a constante dielétrica do material
  • $ C_0 $ é a capacitância sem dielétrico
Então, ao inserir um dielétrico no C1, sua capacitância aumenta.

Passo 3

Agora, como os capacitores estão em série, a capacitância equivalente $ C_{eq} $ é dada por:
Ceq
Com a capacitância de C1 aumentando devido ao dielétrico, o $ C_{eq} $ também aumenta.

Passo 4

Sabendo que a fonte de tensão $ V $ está constante e conectada, a carga total $ Q $ no circuito com capacitores em série é:
V
Como $ C_{eq} $ aumentou, a carga total $ Q $ também aumenta.

Passo 5

Em capacitores em série, a carga é a mesma em todos os capacitores. Então, se a carga total $ Q $ aumentou, a carga em C2 também aumenta.

Resposta

V (Verdadeiro)

Exercícios relacionados