Mudanças no PIB nominal refletem:
a) Somente mudanças no preço.
b) Somente mudanças nas quantidades produzidas.
c) Mudanças nos preços e também mudanças nas quantidades produzidas.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Passo 1

O enunciado pergunta qual afirmação descreve corretamente o que refletem mudanças no PIB nominal. As alternativas fornecidas são:
a) Somente mudanças no preço.
b) Somente mudanças nas quantidades produzidas.
c) Mudanças nos preços e também mudanças nas quantidades produzidas.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
O que se pede: escolher a alternativa correta entre as quatro.

Passo 2

Vamos entender o que é o PIB nominal com uma definição matemática clara. Escrevemos o PIB nominal no período t como a soma do valor monetário de todos os bens e serviços produzidos nesse período:
\text{PIB nominal}_t = \sum_{i} p_{i,t}\,q_{i,t}.
Explicando cada símbolo:
  • p_{i,t} é o preço do bem (ou serviço) i no período t.
  • q_{i,t} é a quantidade produzida do bem i no período t.
  • A soma \sum_i percorre todos os bens e serviços da economia.
    Isto já mostra estruturalmente que o PIB nominal é um produto preço vezes quantidade somado por todos os bens/serviços.

Passo 3

Agora veja como varia o PIB nominal entre dois períodos consecutivos, t-1 e t. A variação é
\Delta \text{PIB nominal} = \sum_i p_{i,t}q_{i,t} - \sum_i p_{i,t-1}q_{i,t-1}.
Para separar efeitos de preço e quantidade, fazemos uma artimanha algébrica: adicionamos e subtraímos \sum_i p_{i,t}q_{i,t-1}. Assim obtemos a decomposição
\Delta \text{PIB nominal} = \sum_i p_{i,t}\,(q_{i,t}-q_{i,t-1}) \;+\; \sum_i q_{i,t-1}\,(p_{i,t}-p_{i,t-1}).
Interpretação dos dois termos:
  • \displaystyle \sum_i p_{i,t}\,(q_{i,t}-q_{i,t-1}): efeito ligado à variação das quantidades ( q), avaliado aos preços do período t. Se somente as quantidades mudarem e os preços permanecerem iguais, só esse termo será diferente de zero.
  • \displaystyle \sum_i q_{i,t-1}\,(p_{i,t}-p_{i,t-1}): efeito ligado à variação dos preços ( p), avaliado às quantidades do período t-1. Se somente os preços mudarem e as quantidades permanecerem iguais, só esse termo será diferente de zero.

Passo 4

Vamos ver com exemplos numéricos simples (um único bem) para fixar a ideia.
Exemplo 1 — só preço muda: no período t-1 temos p_{t-1}=10 e q_{t-1}=5, logo \text{PIB}_{t-1}=10\cdot5=50. No período t o preço sobe para p_t=12 e a quantidade fica q_t=5, então \text{PIB}_t=12\cdot5=60. A variação de \text{PIB} é 60-50=10, e isso ocorreu exclusivamente pelo aumento de preço.
Exemplo 2 — só quantidade muda: partindo de p_{t-1}=10, q_{t-1}=5 (PIB =50) e agora p_t=10, q_t=6, então \text{PIB}_t=10\cdot6=60. A variação 60-50=10 ocorreu exclusivamente pelo aumento de quantidade.
Exemplo 3 — preço e quantidade mudam juntos: partindo de 10\cdot5=50 para 12\cdot6=72. A variação 72-50=22 é resultado combinado do aumento de preço e da quantidade. Aplicando a decomposição do Passo 3 dá exatamente a soma dos efeitos de quantidade e de preço.
Esses exemplos mostram concretamente que o PIB nominal muda quando mudam os preços, quando mudam as quantidades, ou quando mudam ambos.

Passo 5

Resumo didático e motivador: como o PIB nominal é a soma dos produtos preço vezes quantidade para cada bem/serviço, qualquer alteração em preços ou em quantidades (ou em ambos) pode alterar o valor do PIB nominal. Na prova, ao ver pergunta sobre o que afeta o PIB nominal, lembre-se da fórmula \text{PIB nominal}=\sum_i p_{i}q_{i}: tanto p_i quanto q_i aparecem multiplicando-se, então ambos influenciam o resultado.

Resposta

c) Mudanças nos preços e também mudanças nas quantidades produzidas.

Exercícios relacionados