Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a
a) biodigestão.
b) eutrofização.
c) desnitrificação.
d) biorremediação.
e) biomonitoração.
a) biodigestão.
b) eutrofização.
c) desnitrificação.
d) biorremediação.
e) biomonitoração.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão fala: “Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a …” e dá cinco opções (biodigestão, eutrofização, etc.). O assunto é ecologia/ciências ambientais — a gente precisa lembrar o que cada um desses termos significa pra descobrir qual encaixa com a ação das algas.
Passo 2
O rolê típico com algas em ecossistemas aquáticos é a eutrofização. Isso acontece quando há muito nutriente (como nitrogênio e fósforo) na água, as algas se proliferam demais (chamado “bloom”) e geram desequilíbrio: elas consomem oxigênio, morrem e, ao se decompor, reduzem ainda mais o O₂ no ambiente, prejudicando peixes e outros seres.
Passo 3
Vamos eliminar as outras opções:
- a) Biodigestão: é a decomposição de matéria orgânica por microrganismos em condições controladas (ex.: biogás). Não é ação de algas na água.
- c) Desnitrificação: processo de bactérias que transformam nitrato em N₂ gasoso. Não é algo que as algas fazem.
- d) Biorremediação: uso de organismos pra limpar poluentes (às vezes algas podem fazer, mas o enunciado fala no desequilíbrio de nutrientes, não em limpeza).
- e) Biomonitoração: uso de organismos pra monitorar poluição. Novamente, não é esse “boom” de algas que a gente vê em lagos sujos.
Portanto, o processo certinho em que as algas são protagonistas causando supercrescimento e problemas na água é a eutrofização.
Resposta
b) eutrofização.