Dê o nome sistemático dos seguintes compostos:
\left(\mathrm{CH}_{3}\right)_{2} \mathrm{CHCH}_{2} \mathrm{CH}_{2} \mathrm{C}\left(\mathrm{CH}_{3}\right)_{3}

Passo 1

O enunciado nos dá o alcano ramificado (CH_3)_2CH–CH_2–CH_2–C(CH_3)_3 e pede o nome sistemático IUPAC. O conteúdo é nomenclatura de alcanos ramificados; vamos precisar identificar a cadeia principal, numerá-la para obter o menor conjunto de localizações e, então, nomear os substituintes.

Passo 2

Desenhando a molécula, vemos:
— Um grupo isopropil (CH_3)_2CH ligado a
— Dois carbonos em sequência -CH_2-CH_2- que terminam em
— Um carbono quaternário C com três metilas (CH_3)_3.

Passo 3

Para achar a cadeia principal, procuramos a sequência mais longa de carbonos. Incluindo um dos metilas do grupo tert-butil, atravessamos o carbono quaternário, os dois CH_2 e o carbono do isopropil até o CH_3 final, totalizando 6 carbonos. Logo, o alcano principal é o hexano.

Passo 4

Numeramos essa cadeia de modo a dar os menores números possíveis aos substituintes. Se começarmos num dos metilas do tert-butil chegamos a dar ao carbono quaternário o número 2, onde ainda há mais dois metilas, e ao carbono do isopropil o número 5. Assim obtivemos os locantes \{2,2,5\}.

Passo 5

Há três grupos metil nos carbonos 2, 2 e 5, o que gera o prefixo trimetil. Como só há substituintes metil, listamos “trimetil” e, em seguida, o nome do alcano principal “hexano”.

Resposta

2,2,5-trimetilhexano

Exercícios relacionados