Um ônibus está parado no ponto. Quando ele dá uma arrancada, o que acontece com os passageiros que estão em pé? Explique empregando a primeira lei de newton.
Passo 1
Vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos um ônibus parado que começa a se mover, e queremos entender o que acontece com os passageiros que estão em pé. Para resolver isso, vamos usar a Primeira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Inércia. Precisamos entender o que é inércia e como ela se aplica nessa situação.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre a Primeira Lei de Newton. Ela diz que um objeto em repouso continuará em repouso, e um objeto em movimento continuará se movendo na mesma velocidade e direção, a menos que uma força externa atue sobre ele. Isso significa que as coisas tendem a manter seu estado atual, seja parado ou se movendo.
Passo 3
Agora, aplicando essa lei ao ônibus. Quando o ônibus está parado, os passageiros que estão em pé também estão em repouso. Eles querem continuar em repouso devido à inércia.
Passo 4
Quando o ônibus começa a se mover (dá uma arrancada), ele acelera para frente. No entanto, os passageiros que estão em pé inicialmente querem continuar em repouso porque a inércia os mantém nesse estado.
Passo 5
Essa diferença de movimento entre o ônibus e os passageiros cria uma sensação de que os passageiros estão sendo empurrados para trás ou inclinando-se para trás. Na verdade, é o ônibus que está se movendo para frente enquanto os passageiros tentam manter seu estado de repouso.
Passo 6
Para que os passageiros se movam junto com o ônibus, uma força precisa agir sobre eles, como segurando-se em algo. Sem essa força, a inércia fará com que eles permaneçam tentando ficar parados, causando a sensação de serem empurrados para trás quando o ônibus acelera.
Resposta
Quando o ônibus dá uma arrancada, os passageiros que estão em pé tendem a permanecer em repouso devido à inércia, fazendo com que pareçam inclinar-se para trás conforme o ônibus acelera para frente, conforme a Primeira Lei de Newton.