Quanto maior o tamanho de grão austenítico durante o tratamento de têmpera, mais deslocado as curvas de transformação para a esquerda, pois tamanho de grão grande dificulta a formação da perlita, já que a mesma se inicia no contorno de grão.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

Passo 1

O enunciado pergunta se, ao aumentarmos o tamanho de grão austenítico num tratamento de têmpera, as curvas de transformação isotérmica (TTT) se deslocam para a esquerda (isto é, para tempos menores) porque grão grande dificultaria a nucleação de perlita nos contornos de grão. O conteúdo é cinética de transformação de fases em aços, mais especificamente o efeito do tamanho de grão sobre a nucleação de perlita e a forma do diagrama TTT.

Passo 2

A perlita se forma pela nucleação de lamelas de ferrita e cementita preferencialmente nos contornos de grão da austenita, pois aí há maior energia de contorno e mais sítios para iniciar a transformação. Quanto maior o tamanho médio de grão, menor a área total de contornos por volume e, portanto, menos sítios de nucleação disponíveis.

Passo 3

Com menos sítios de nucleação, a velocidade de formação de perlita diminui e, em um diagrama TTT, isso se traduz em curvas de transformação deslocadas para tempos maiores, ou seja, para a direita, não para a esquerda.

Passo 4

Como o enunciado afirma o deslocamento para a esquerda, mas a teoria e a prática mostram deslocamento para a direita, a afirmação está incorreta.

Resposta

Falso

Exercícios relacionados