Questão 13) O que acontece se introduzirmos uma placa de cobre metálico em uma solução de \mathrm{CrCl}_{3} ? Justifique sua resposta.

Passo 1

O enunciado pergunta o que acontece quando uma placa de cobre metálico (Cu (s)) é mergulhada numa solução de \mathrm{CrCl}_3, ou seja, contém \mathrm{Cr^{3+}} em solução. Vamos tratar isso como uma reação de deslocamento metálico, que se decide comparando os potenciais padrão de redução dos pares envolvidos.

Passo 2

Anotamos as semirreações de redução padrão e seus potenciais:
\mathrm{Cr^{3+} + 3e^{-} \longrightarrow Cr\quad}E^\circ_{\mathrm{red}}=-0,74\,\mathrm{V}
\mathrm{Cu^{2+} + 2e^{-} \longrightarrow Cu\quad}E^\circ_{\mathrm{red}}=+0,34\,\mathrm{V}

Passo 3

Para que o cobre seja oxidado (isto é, Cu (s) \to C u^{2} ^{+}+2 e^{-}) e o \mathrm{Cr^{3+}} seja reduzido a Cr (s), a célula hipotética teria
E^\circ_{\mathrm{cell}} =E^\circ_{\mathrm{cat}} - E^\circ_{\mathrm{an}} =E^\circ_{\mathrm{Cr^{3+}/Cr}} - E^\circ_{\mathrm{Cu^{2+}/Cu}} =-0,74\,\mathrm{V} - (+0,34\,\mathrm{V}) =-1,08\,\mathrm{V}.
Como E^\circ_{\mathrm{cell}}<0, essa reação não é espontânea.

Passo 4

Conclusão: como o cobre é mais nobre que o cromo trivalente (potencial de redução de C u^{2} ^{+}/Cu é mais alto), não ocorre oxidação do cobre nem redução de \mathrm{Cr^{3+}}. Em outras palavras, a placa de cobre não sofre ataque e permanece intacta.

Resposta

Não ocorre reação: a placa de cobre permanece inerte na solução de \mathrm{CrCl}_3.

Exercícios relacionados