Assinale a alternativa correta com a letra
\mathbf{C} e a incorreta com
\mathbf{E} , justifique a resposta.
(E) 0 calor e o trabalho são grandezas termodinâmicas que se caracterizam por não serem fenômenos de fronteira, sem efeitos nas vizinhanças; são funções que independem da trajetória e suas derivadas são exatas.
(E) A variação de entropia do sistema para o processo reversível é maior que a variação de entropia do sistema para o processo irreversível.
(E) A entropia de substâncias simples, em seu estado padrão, é zero.
(C) A condição de espontaneidade de um sistema termodinâmico ao realizar um processo isotérmico e isobárico corresponde a:
\quad \Delta \mathrm{G}<0 .
(C) Um processo é espontâneo quando a variação da entropia total, entre sistema e vizinhança, é positiva.
(E) 0 estado termodinâmico é a condição de um sistema descrito por suas propriedades intensivas.
(E) A energia interna e a entropia são fenômenos de fronteira, isto é, são reconhecidos nas fronteiras do sistema à medida que cruzam suas fronteiras; seus efeitos se manifestam nas vizinhanças, estão associados a um processo, não a um estado termodinâmico, são funções da trajetória que possuem derivadas inexatas e sua magnitude depende da trajetória percorrida durante o processo, bem como do estado inicial e final.
(E) A energia interna e o trabalho são grandezas termodinâmicas que apresentam derivadas exatas, caracterizam por serem fenômenos de fronteira, com efeitos nas vizinhanças; suas magnitudes independem da trajetória e seus efeitos são reconhecidos nas fronteiras do sistema.
(E) 0 processo adiabático se caracteriza pela transferência de calor que ocorre entre um sistema e suas vizinhanças.
(C) Todos os modos de transferência de calor exigem que haja uma diferença de temperatura entre os corpos ou sistemas.
(E) 0 ácido sulfúrico concentrado diluindo-se em água pode ser perigoso. A temperatura da solução pode aumentar rapidamente. Os sinais de
\Delta H , de
\Delta S , e de
\Delta G para este processo são:
\boldsymbol{\Delta} \boldsymbol{H} \boldsymbol{>} \mathbf{0}, \boldsymbol{\Delta} \boldsymbol{S} \boldsymbol{>} \mathbf{0}, \boldsymbol{\Delta} \boldsymbol{G} \boldsymbol{<} \mathbf{0} .
(C)
0 \Delta H de uma reação não depende dos estados intermediários, e sim do estado inicial e do final. Em outras palavras, quando uma reação ocorre em mais de uma etapa, o seu
\Delta H é igual à soma dos
\Delta H s dessas etapas nas mesmas condições experimentais. Esse princípio é conhecido como Lei de Hess.