Uma carga Y equilibrada com uma impedância \mathrm{Z}=4+\mathrm{j} 4 \Omega por fase é conectada a um gerador trifásico de quatro fios conectado em Y com uma tensão de linha de 208 V. Calcule o módulo:
a) Da tensão de fase do gerador.
Passo 1
O enunciado fornece e pergunta o seguinte (listei os dados que aparecem):
Carga em estrela (Y) equilibrada com impedância por fase \displaystyle Z=4+\mathrm{j}\,4\\ \Omega.
Gerador trifásico de quatro fios ligado em Y com tensão de linha (tensão entre fases) \displaystyle V_{L}=208\\ \mathrm{V}.
Pergunta (a): calcular o módulo da tensão de fase do gerador (ou seja, a tensão fase-neutro, \displaystyle V_{fase}).
Passo 2
Entender a relação entre tensão de linha e tensão de fase num sistema em Y. Vou explicar devagarinho:
Em ligação em Y, cada tensão de fase é a tensão entre um terminal de fase e o neutro. Denotando a tensão de fase por \displaystyle V_{ph} podemos escrever os fasores das três fases como, por exemplo,
Interpretação curta e motivadora: portanto cada fase do gerador tem cerca de 120\\ \mathrm{V} em relação ao neutro — isso é típico em sistemas onde a tensão de linha é ~208 V (pois 208/\sqrt{3}\approx120).