Questão 3 - Explique por que ao fixar preços máximos para produtos de primeira necessidade, o governo não garante o acesso a estes produtos, por parte dos mais necessitados. (1,0 pto)
Passo 1
O enunciado pergunta por que um preço máximo, quando imposto abaixo do preço de equilíbrio de mercado para um bem de primeira necessidade, não assegura que os consumidores mais pobres consigam comprá-lo. O conteúdo aqui é microeconomia, mais especificamente análise de oferta e demanda e efeitos de controle de preço.
Passo 2
Quando o governo fixa um preço máximo abaixo do preço de equilíbrio, o preço permitido é menor do que aquele em que quantidade ofertada iguala quantidade demandada. Isso gera um excesso de demanda (ou seja, mais gente quer comprar o produto do que os produtores estão dispostos a oferecer a esse preço). Consequentemente surge escassez do produto no ponto de venda oficial.
Passo 3
Com a escassez, os consumidores recorrem a mecanismos alternativos de obtenção do bem, como filas, cotas por pessoa, venda casada ou mercado paralelo. Nesses processos não há garantia de que os mais necessitados sejam os priorizados: quem tem informação, tempo, transporte ou acesso a relações privilegiadas acaba ficando na frente. E no mercado paralelo o preço é elevado, excluindo justamente quem tem menor poder aquisitivo.
Resposta
Fixar preços máximos abaixo do equilíbrio provoca escassez e disputa por mecanismos de racionamento não baseados na renda, sem assegurar que os mais pobres tenham, de fato, acesso ao produto.