Questão 5. A mistura de quatro substâncias \mathrm{HCl}(\mathrm{g}), \mathrm{I}_{2}(\mathrm{~g}), 2 \mathrm{HI}(\mathrm{g}) e \mathrm{Cl}_{2}(\mathrm{g}) colocada em um reator atinge o equilíbrio na reação 2 \mathrm{HCl}(\mathrm{g})+\mathrm{I}_{2}(\mathrm{~g}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{HI}(\mathrm{g})+\mathrm{Cl}_{2}(\mathrm{g}). Certas mudanças (especificadas na primeira coluna da tabela mostrada abaixo) são, então, feitas na mistura. Examine cada mudança separadamente e indique o efeito (aumento, diminuição ou nenhum) que elas provocam nos valores originais de equilíbrio da quantidade da segunda coluna (ou K, se for o caso). A temperatura e o volume são mantidos constantes.
Mudança Quantidade
adicione \mathrm{HCl}(\mathrm{g}) K

Passo 1

O enunciado trata da reação de equilíbrio
2\,\mathrm{HCl}(g)+\mathrm{I}_{2}(g)\rightleftharpoons 2\,\mathrm{HI}(g)+\mathrm{Cl}_{2}(g)
e pede para avaliar o efeito de adicionar \mathrm{HCl}(g) sobre o valor da constante de equilíbrio K. Como a temperatura e o volume permanecem constantes, vamos usar o princípio de Le Chatelier e o fato de que K depende apenas da temperatura.

Passo 2

A constante de equilíbrio K de uma reação a certa temperatura é função exclusiva dessa temperatura e não das concentrações ou pressões iniciais dos reagentes e produtos. Adicionar \mathrm{HCl}(g) altera o quociente de reação Q e desloca o equilíbrio para a direita, mas não muda o valor de K enquanto a temperatura for a mesma.

Resposta

K permanece constante (nenhum efeito).

Exercícios relacionados