A respeito dos crátons (estrutura geológica), avalie as proposições a seguir:
  1. A formação dos crátons é muito antiga, remonta à era Pré-cambriana e ocorreu há bilhões de anos durante os períodos Proterozóico e Arqueozoico.
  2. Os crátons são encontrados em áreas de grande instabilidade tectônica, ou seja, em locais propensos a abalos sísmicos e vulcanismo.
  3. As estruturas cratônicas são rígidas, e as rochas que as compõem são sedimentares, em sua maioria.
  4. As estruturas geológicas mais antigas, como os crátons, são ricas em minerais de alto valor econômico, como o petróleo e o gás natural.
    Estão corretas as afirmativas:
    a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
    b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
    c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
    d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
    e) As afirmativas 1,2,3 e 4 são verdadeiras.

Passo 1

O enunciado pede para avaliar quatro afirmações sobre crátons, estruturas geológicas estáveis que fazem parte do núcleo antigo dos continentes.

Passo 2

A afirmação 1 diz que os crátons se formaram na era Pré-cambriana, principalmente nos períodos Arqueano e Proterozóico, há bilhões de anos. Isso está correto, pois crátons são justamente as porções continentais mais antigas.
A afirmação 2 afirma que crátons ocorrem em áreas de grande instabilidade tectônica, sujeitas a abalos sísmicos e vulcanismo. Essa ideia é falsa, já que crátons são regiões tectonicamente estáveis, com pouca atividade sísmica ou vulcânica.
A afirmação 3 menciona que as rochas cratônicas são predominantemente sedimentares, mas, na verdade, o embasamento dos crátons é formado em sua maioria por rochas ígneas e metamórficas antigas. Logo, também é falsa.
A afirmação 4 sugere que crátons são ricos em petróleo e gás natural. Embora estes domínios sejam importantes para minerais metálicos (diamantes, ouro, etc.), as maiores reservas de hidrocarbonetos estão em bacias sedimentares, não no embasamento cratônico, tornando essa proposta falsa.

Resposta

Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

Exercícios relacionados