Responda às questões a seguir (Cap. 1):
(__) O comércio permite que países e pessoas se especializem nas atividades nas quais são melhores.

Passo 1

Beleza, aqui a frase diz: “O comércio permite que países e pessoas se especializem nas atividades nas quais são melhores.” Isso faz parte do Capítulo 1 de Economia – basicamente trata de ganhos com comércio e especialização, que se fundamenta na noção de custo de oportunidade e vantagem comparativa. Para resolver, a gente vai precisar entender esses conceitos (custo de oportunidade e vantagem comparativa) e mostrar por que a afirmação é verdadeira ou falsa.

Passo 2

Antes de tudo, define dois conceitos chave:
  1. Custo de oportunidade: é o que você deixa de produzir de uma coisa quando decide produzir outra. Por exemplo, se um país A pode produzir 10 vinhos ou 5 tecidos, ele “gasta” 1 tecido para ganhar 2 vinhos.
    • Em notação LaTeX:
      .
  2. Vantagem comparativa: quem tem menor custo de oportunidade para produzir um bem deve se especializar nele. Mesmo que um país seja “melhor” em tudo (vantagem absoluta), o que importa é quem sacrifica menos.

Passo 3

Vamos fazer um mini-exemplo pra ficar mais claro:
– País A: pode produzir 10 vinhos ou 5 tecidos.
– País B: pode produzir 6 vinhos ou 6 tecidos.
Calcula os custos de oportunidade:
  • A:
    • 1 tecido “custa” 2 vinhos (porque 5 tecidos = 10 vinhos ⇒ 1 tecido = 2 vinhos).
    • 1 vinho “custa” 0,5 tecido.
  • B:
    • 1 tecido “custa” 1 vinho (6 tecidos = 6 vinhos ⇒ 1 tecido = 1 vinho).
    • 1 vinho “custa” 1 tecido.
Quem tem vantagem comparativa em quê?
  • A tem custo menor em vinho (0,5 tecido < 1 tecido), então A se especializa em vinho.
  • B tem custo menor em tecido (1 vinho < 2 vinhos), então B se especializa em tecido.
Daí, quando eles trocam esses produtos, cada um ganha mais do que produzir tudo sozinho. Ou seja, o comércio realmente permite especialização onde cada um é relativamente “melhor”.

Resposta

Verdadeiro.

Exercícios relacionados