Qual das seguintes transformações poderia acontecer no anodo de uma célula eletroquímica?
a) F2 F^-

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede pra gente analisar se a transformação F2 F^- pode acontecer no ânodo de uma célula eletroquímica. Aqui, estamos trabalhando com células eletroquímicas, que envolvem reações de oxirredução. Precisamos entender o que acontece no ânodo e como identificar se essa transformação é possível lá.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em uma célula eletroquímica, o ânodo é o eletrodo onde ocorre a oxidação. Oxidação significa perda de elétrons. Então, qualquer reação no ânodo deve envolver uma substância perdendo elétrons.

Passo 3

Agora, vamos analisar a transformação dada: F2 F^-. O F2 é o gás fluoreto diatômico, e F^- é o íon fluoreto.
Vamos balancear essa reação para ver o que está acontecendo:
F2 + 2e^- 2F^-
Aqui, vemos que o F2 está ganhando elétrons (os 2e^-), ou seja, está passando por uma redução.

Passo 4

Como mencionamos, no ânodo ocorre oxidação, que é a perda de elétrons. Mas na transformação apresentada, F2 está ganhando elétrons, o que significa que está sendo reduzido. Isso é típico do cátodo, onde ocorre a redução.

Passo 5

Portanto, a reação F2 F^- não pode ocorrer no ânodo, porque no ânodo a coisa que deve acontecer é a perda de elétrons (oxidação), e essa reação mostra um ganho de elétrons (redução).

Resposta

A transformação F2 F^- não poderia acontecer no ânodo de uma célula eletroquímica, pois ela representa uma redução, e no ânodo ocorre a oxidação.

Exercícios relacionados