Sobre o cálculo de capacidade em faixas voltadas para o transporte público por ônibus, é possivel afirmar que:
(a) A capacidade é igual quando a faixa de ônibus é exclusiva ou é de uso misto.
(b) Quando há uma quantidade significativa de conversões à direita, ocupando uma faixa voltada para transporte público, a capacidade da linha de ônibus geralmente é afetada.
(c) As paradas alternadas afetam a operação de uma linha de transporte público, independentemente da forma como as paradas são alternadas ( 2,3, \ldots, n paradas alternadas).
(d) A operação utilizando ônibus agrupados em pelotões tende a ser menos eficiente do que a operação com chegadas aleatórias dos veículos nas áreas de embarque e desembarque.

Passo 1

O enunciado apresenta quatro afirmações sobre a capacidade de faixas de ônibus (exclusiva vs. uso misto), interferência de conversões à direita, efeito de paradas alternadas e operação em pelotão. O conteúdo principal envolve os fatores de ajuste de capacidade segundo metodologias como as do HCM, que levam em conta interferências de tráfego, padrão de paradas e distribuição de chegadas.

Passo 2

Analisando a afirmação (a): “A capacidade é igual quando a faixa de ônibus é exclusiva ou é de uso misto.”
Em faixas de uso misto, veículos não Ônibus interferem no fluxo, reduzindo a capacidade efetiva da faixa para ônibus. Já em faixa exclusiva não há esse conflito. Logo, a capacidade não é igual.
Portanto, (a) é falsa.

Passo 3

Analisando a afirmação (b): “Quando há uma quantidade significativa de conversões à direita, ocupando uma faixa voltada para transporte público, a capacidade da linha de ônibus geralmente é afetada.”
Veículos aguardando conversão invadem a faixa de ônibus e provocam atrasos e redução do fluxo útil. Esse bloqueio pontual reduz a capacidade operacional da faixa.
Portanto, (b) é verdadeira.

Passo 4

Analisando a afirmação (c): “As paradas alternadas afetam a operação de uma linha de transporte público, independentemente da forma como as paradas são alternadas ( 2,3,\ldots,n paradas alternadas).”
Qualquer esquema de paradas alternadas (skip-stop) introduz variabilidade na distribuição das paradas, alterando tempos de parada e distâncias entre pontos de parada. Isso sempre impacta o desempenho, seja com 2, 3 ou n padrões de alternância.
Portanto, (c) é verdadeira.

Passo 5

Analisando a afirmação (d): “A operação utilizando ônibus agrupados em pelotões tende a ser menos eficiente do que a operação com chegadas aleatórias dos veículos nas áreas de embarque e desembarque.”
Pelotões concentram várias paradas seguidas e longos intervalos sem ônibus, aumentando o tempo médio de espera e a variabilidade do serviço. Já chegadas mais espaçadas aleatoriamente distribuem melhor a carga de embarque/desembarque, resultando em operação mais fluida.
Portanto, (d) é verdadeira.

Resposta

As afirmações corretas são (b), (c) e (d).

Exercícios relacionados