Sobre a durabilidade do concreto estrutural em ambientes convencionais e agressivos é correto afirmar: (1,5)
I) A redução da permeabilidade é o principal fator da durabilidade do concreto estrutural;
II) Os processos de corrosão de uma estrutura são divididos em dois grupos principais: a) da armadura: por carbonatação, pelo ataque ácido e por cloretos; b) do concreto: pela lixiviação e devido à expansão do concreto;
III) O concreto aparente de uma marquise está submetido aos processos de degradação por carbonatação e lixiviação, com posterior degradação por corrosão de armadura;
IV) A lixiviação pode ocorrer pelo fluxo de água em concretos, causando a decomposição do hidróxido de cálcio presente, com posterior precipitação na superfície, e visíveis pela sua coloração branca. Este processo de degradação facilita a instalação da corrosão de armadura;
V) A despassivaçãó da armadura por carbonatação ocorre pela ação do gás carbônico da atmosfera, que penetra por difusão e reage com os hidróxidos alcalinos da solução dos poros do concreto (hidróxido de cálcio), reduzindo o pH dessa solução. Este processo de fixação do \mathrm{CO}_{2} no concreto, não depende das condições climáticas do meio ambiente.

Passo 1

O enunciado pede para identificar quais afirmações entre I–V sobre durabilidade de concreto estrutural em ambientes convencionais e agressivos são corretas. Para isso, vamos usar conceitos de durabilidade: influência da permeabilidade, mecanismos de corrosão da armadura (carbonatação, cloretos, pH), degradação do concreto (lixiviação, expansão) e fatores ambientais que afetam esses processos.

Passo 2

Analisando a afirmação I: “A redução da permeabilidade é o principal fator da durabilidade do concreto estrutural.”
Reduzir a permeabilidade diminui o ingresso de água, cloretos e C O_{2}, atrasando a carbonatação e a corrosão da armadura. Logo, a afirmação I é verdadeira.

Passo 3

Analisando a afirmação II: “Os processos de corrosão de uma estrutura são divididos em dois grupos principais: a) da armadura: por carbonatação, pelo ataque ácido e por cloretos; b) do concreto: pela lixiviação e devido à expansão do concreto.”
O ataque ácido ataca predominantemente a matriz de concreto (dissolvendo hidróxidos de cálcio), não apenas a armadura. Portanto, a classificação de “ataque ácido” como processo de corrosão da armadura está incorreta. A afirmação II é falsa.

Passo 4

Analisando a afirmação III: “O concreto aparente de uma marquise está submetido aos processos de degradação por carbonatação e lixiviação, com posterior degradação por corrosão de armadura.”
Como a marquise tem superfícies expostas ao ar (carbonatação) e ao escoamento de água da chuva (lixiviação), seguida de perda de pH e início da corrosão da armadura, a afirmação III é verdadeira.

Passo 5

Analisando a afirmação IV: “A lixiviação pode ocorrer pelo fluxo de água em concretos, causando a decomposição do hidróxido de cálcio presente, com posterior precipitação na superfície, e visíveis pela sua coloração branca. Este processo de degradação facilita a instalação da corrosão de armadura.”
Isso descreve corretamente o efeito da lixiviação (eflorescência) que aumenta a porosidade e favorece a corrosão. A afirmação IV é verdadeira.

Passo 6

Analisando a afirmação V: “A despassivação da armadura por carbonatação ocorre pela ação do gás carbônico da atmosfera, que penetra por difusão e reage com os hidróxidos alcalinos da solução dos poros do concreto (hidróxido de cálcio), reduzindo o pH dessa solução. Este processo de fixação do \mathrm{CO}_{2} no concreto, não depende das condições climáticas do meio ambiente.”
Embora a reação de carbonatação seja descrita corretamente, sua taxa depende fortemente de temperatura, umidade relativa e concentração de C O_{2}. Logo, dizer que “não depende das condições climáticas” é incorreto. A afirmação V é falsa.

Resposta

I, III e IV são corretas.

Exercícios relacionados