Uma solução contendo íons metóxidos, CH3 O^-(como no CH3 ONa ), em metanol pode ser preparada pela adição de hidreto de sódio (NaH) ao metanol (CH3 OH). O outro produto é um gás inflamável. Escreva a substituição nucleofílica que ocorre quando o CH3 I é adicionado e a solução resultante é aquecida.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente escrever a substituição nucleofílica que acontece quando o iodeto de metila ( CH3I) é adicionado a uma solução que contém íons metóxidos ( CH3O^-) em metanol, e depois essa solução é aquecida. O assunto aqui é química orgânica, mais especificamente, reações de substituição nucleofílica. Para resolver, vamos precisar entender como as moléculas interagem nesse tipo de reação.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar os participantes da reação. Temos o íon metóxido ( CH3O^-), que vai atuar como nucleófilo, ou seja, a espécie que vai procurar um lugar positivo para atacar. O iodeto de metila ( CH3I) é o nosso eletrofilo, a molécula que tem uma parte eletronegativa que vai atrair o nucleófilo. Além disso, o iodeto ( I^-) será o grupo que vai sair da molécula, conhecido como grupo de saída.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre o mecanismo da substituição nucleofílica. Essa reação costuma ocorrer via mecanismo SN2, que significa “Substituição Nucleofílica bimolecular”. No SN2, o nucleófilo ataca o carbono eletrofílico por trás, formando uma ligação enquanto o grupo de saída, no caso o iodeto, se afasta simultaneamente. É uma reação de uma única etapa e acontece de forma inversa, mas como o carbono metílico é simétrico, não vemos mudança na configuração.

Passo 4

Com base nisso, a substituição nucleofílica que ocorre é a seguinte:
CH3O^- + CH3I CH3OCH3 + I^-

Resposta

A substituição nucleofílica é:
CH3O^- + CH3I CH3OCH3 + I^-

Exercícios relacionados