Quais os tipos de forças intermoleculares principais, presentes em cada composto.
(CH3 CH2)3 N

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para identificar os tipos principais de forças intermoleculares presentes no composto (CH3 CH2)3 N, que é a triethylamina. Vamos precisar entender um pouco sobre as forças intermoleculares e identificar quais estão presentes nessa molécula específica.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que são forças intermoleculares. Elas são interações que ocorrem entre as moléculas, afetando propriedades como ponto de ebulição e solubilidade. As principais forças intermoleculares são:
  1. Forças de London (Dispersion): Presentes em todas as moléculas, resultantes de flutuações temporárias na distribuição de elétrons.
  2. Dipolo-Dipolo: Ocorrem entre moléculas que possuem dipolos permanentes, ou seja, possuem regiões com cargas parciais positivas e negativas.
  3. Ligações de Hidrogênio: Um tipo especial de força dipolo-dipolo, mais forte, que acontece quando o hidrogênio está ligado a átomos altamente eletronegativos como N, O ou F.
  4. Forças Iônicas: Presentes em compostos iônicos, envolvendo atração entre íons de cargas opostas.

Passo 3

Agora, vamos analisar a molécula da triethylamina: (CH3 CH2)3 N. Ela consiste em três grupos etil ligados a um átomo de nitrogênio.
Primeiro, identificamos a polaridade da molécula. O nitrogênio é mais eletronegativo que os carbonos e hidrogênios nos grupos etil, criando um dipolo onde o nitrogênio fica com uma carga parcial negativa ( de) e os carbonos com carga parcial positiva ( de).

Passo 4

Vamos verificar as forças intermoleculares presentes:
  1. Forças de London (Dispersion): Todas as moléculas têm essas forças, independentemente da polaridade, devido às flutuações temporárias de elétrons.
  2. Dipolo-Dipolo: Como a triethylamina tem um dipolo permanente devido à diferença de eletronegatividade entre o nitrogênio e os grupos etil, essas forças estão presentes.
  3. Ligações de Hidrogênio: Essas não estão presentes aqui. Apesar do nitrogênio ser um átomo que pode participar de ligações de hidrogênio, na triethylamina, o nitrogênio está ligado a grupos etil que não possuem hidrogênios diretamente ligados a átomos altamente eletronegativos, necessários para formar ligações de hidrogênio.

Passo 5

As forças iônicas não se aplicam aqui, pois a triethylamina é uma molécula neutra, não um composto iônico.

Resposta

As forças intermoleculares presentes na triethylamina ( (CH3 CH2)3 N) são:
  1. Forças de London (Dispersion)
  2. Forças Dipolo-Dipolo

Exercícios relacionados