Usando-se como referência o E^{3}, a seguir foram feitas algumas afirmações, cada uma delas identificada por um numeral distinto.
Para se medir o ângulo entre uma reta e um plano, é necessário que se faça a projeção ortogonal dessa reta sobre o plano e depois medir o ângulo entre a reta original e sua projeção ortogonal.

Passo 1

O enunciado afirma que, no espaço \,E^3, para medir o ângulo entre uma reta r e um plano \pi é preciso projetar ortogonalmente r sobre \pi e então medir o ângulo entre r e sua projeção r'. Vamos usar a definição de ângulo entre reta e plano para avaliar a veracidade dessa afirmação.

Passo 2

Por definição, o ângulo \alpha entre uma reta r e um plano \pi é exatamente o ângulo formado entre r e a reta r', que é a projeção ortogonal de r sobre \pi. Em outras palavras,
\alpha = \angle(r,\,r').
Assim, a descrição dada no enunciado coincide integralmente com essa definição.

Resposta

Verdadeira.

Exercícios relacionados