Use o método da transformada de Laplace para calcular e^A t para a matriz de coeficientes.
d) X^prime=(cc0 & 1 -2 & 2) X

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente precisa calcular $ e^{\mathbf{A} t} $ usando o método da transformada de Laplace. A matriz $ \mathbf{A} $ que estamos lidando é:
e^A t
Para resolver isso, vamos precisar conhecer um pouco sobre transformadas de Laplace e como elas se aplicam a sistemas de equações diferenciais.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que para encontrar $ e^{\mathbf{A} t} $, podemos usar a transformada de Laplace da solução da equação diferencial $ \mathbf{X}’ = \mathbf{A} \mathbf{X} $. Aplicando a transformada de Laplace em ambos os lados, temos:
e^A t
Sabemos que $ \mathcal{L}{\mathbf{X}’} = s\mathcal{L}{\mathbf{X}} - \mathbf{X}(0) $ e $ \mathcal{L}{\mathbf{A} \mathbf{X}} = \mathbf{A} \mathcal{L}{\mathbf{X}} $.

Passo 3

Vamos reorganizar a equação:
sLX - X(0) = A LX
Isolando $ \mathcal{L}{\mathbf{X}} $:
LX
Portanto:
(sI - A) LX = X(0)

Passo 4

Agora, para encontrar $ e^{\mathbf{A} t} $, precisamos calcular a matriz inversa $ (s\mathbf{I} - \mathbf{A})^{-1} $ e depois aplicar a transformada inversa de Laplace.
Primeiro, vamos calcular $ s\mathbf{I} - \mathbf{A} $:
e^A t
Agora, calculamos o determinante dessa matriz:
(sI - A)^-1
A matriz inversa é então:
sI - A

Passo 5

Para aplicar a transformada inversa de Laplace, precisamos decompor em frações parciais. Observamos que o denominador $ s^2 - 2s + 2 $ pode ser escrito como $ (s-1)^2 + 1 $, que se relaciona com as transformadas conhecidas de funções exponenciais e senos/cossenos.
Aplicando a transformada inversa, obtemos:
s^2 - 2s + 2

Resposta

A matriz exponencial é:
e^A t = e^t cos(t) & sin(t) -2sin(t) & cos(t)

Exercícios relacionados