Utilizando-se do modelo VSEPR, determine o arranjo eletrônico e a geometria molecular dos seguintes íons e moléculas: Quais dessas moléculas são polares?
;
Passo 1
O enunciado pede, usando o modelo VSEPR, o arranjo eletrônico (isto é, a disposição das regiões de densidade eletrônica ao redor do átomo central), a geometria molecular efetiva e, por fim, identificar se a molécula é polar. Aqui o caso é a molécula
.
Passo 2
Para aplicar VSEPR contamos o número de regiões de densidade eletrônica em torno do boro. O boro tem 3 elétrons de valência e forma três ligações simples com três átomos de cloro, sem pares isolados no boro. Logo há 3 regiões de densidade eletrônica. Segundo VSEPR, 3 regiões dão um arranjo eletrônico trigonal plano.
Passo 3
Como não há pares isolados no boro, a geometria molecular coincide com o arranjo eletrônico, ou seja, também é trigonal plana, com ângulos de ligação de aproximadamente
.
Passo 4
Para avaliar a polaridade, consideramos que cada ligação B–Cl é polar (diferença de eletronegatividade), mas a geometria trigonal plana é simétrica: os vetores dipolares se cancelam mutuamente no plano. Portanto, o momento de dipolo resultante é zero e a molécula é apolar.
Resposta
Arranjo eletrônico: trigonal plano
Geometria molecular: trigonal plano
Polaridade: não polar (apolar)
Geometria molecular: trigonal plano
Polaridade: não polar (apolar)