Utilizando os números quânticos, prediga os elementos.
n=2, l=1, m_{1}=-1, s=+1 / 2

Passo 1

O enunciado nos dá os números quânticos da eletrón: n=2, l=1, m_{l}=-1, s=+\tfrac12. Isso indica que se trata de um electrão no orbital 2p (pois n=2 e l=1), com projeção de momento magnético m_{l}=-1 e spin para cima. Vamos usar o princípio de Aufbau e a regra de Hund para ver em que elemento da tabela periódica esse electrão seria o último a entrar.

Passo 2

Primeiro, lembramos a ordem de preenchimento: os orbitais 1s aceitam 2 electrões, depois vêm os 2s (2 electrões) e então os três orbitais 2p. Pela regra de Hund, os electrões entram nos orbitais degenerados 2p primeiro com spins paralelos, um em cada m_{l}.

Passo 3

Enumerando os electrões até preencher completamente 1s e 2s, chegamos a 4 electrões Z=4 corresponde ao berílio). O próximo electrão ( Z=5 entra no primeiro orbital 2p. Convencionalmente escolhe-se o orbital de m_{l}=-1 e spin +\tfrac12 para esse primeiro electrão em 2p.

Passo 4

Portanto, o elemento cujo último electrão tem exatamente n=2, l=1, m_{l}=-1, s=+\tfrac12 é o de número atómico Z=5, com configuração eletrónica:
1s^2\,2s^2\,2p^1.

Resposta

O elemento é o boro (B), Z=5.

Exercícios relacionados