Enunciado

Conduza o seguinte experimento para ilustrar a pressão do ar. Encontre uma régua fina de madeira (de aproximadamente 30 cm de comprimento) ou uma espátula de pintura de madeira fina. Coloque-a na extremidade de uma cadeira ou mesa um pouco menos da metade de seu comprimento suspensa. Pegue duas folhas inteiras de jornal, abra-as e coloque-as sobre a régua, cobrindo somente a parte da régua que está sobre a mesa, como ilustrado abaixo. (a) Calcule a força total sobre o jornal por causa da pressão do ar na sala. (b) CUIDADO!!! Para não machucar, não deixe ninguém em frente da mesa. Dê um golpe de caratê na parte da régua que está suspensa na extremidade da mesa. Anote os resultados. (c) Explique os resultados.

Passo 1

(a) O jornal que eu usei aqui tem dimensões de mais ou menos 69 cm x 57 cm.

Pra calcular a força de pressão que atua no jornal é só lembrarmos da fórmula clássica de pressão:

P = F P A → F P = P   x   A

Qual a pressão que está atuando sobre o jornal? A pressão atmosférica, certo?

Então é só fazer que F p = 101325   x   0,69   x   0,57 = 39700   N

Passo 2

(b) O jornal segura a régua, mas ao dar o golpe você verá que ele não irá mais segurar!!!

Passo 3

(c) Como o golpe é muito rápido, o ar não tem tempo de entrar debaixo do jornal para equilibrar novamente as pressões, o que gera um vácuo parcial fazendo com que a régua não fique mais “segurada” pelo jornal.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

No manômetro da figura, o fluido A é a água e o fluido B , mercúrio. Qual é a pressão p 1 ? Dados: γ H g = 136000N / m 2 ; γ H 2 O = 10000N / m 2 .
Determinar ρ A , p 0 e p 0 , a b s na configuração do desenho, sendo dados: h B = 0,1m ; h A = 0,2m ; ρ B = 1000k g / m 3 ; p a t m = 100k P a ; g = 10m / s 2 .
Determinar as pressões efetivas e absolutas:Do ar;No ponto M , na configuração a seguir.Dados: leitura barométrica 740m m H g ; γ ó l e o = 8500N / m 3 ó ; γ H g = 136000N / m 3 .
Calcular a leitura do manômetro A da figura. gamma_H g = 136.000 N // m^3
A correlation of computational fl uid dynamics results indicates that, all other things being equal, the distance traveledby a well-hit baseball varies inversely as the 0.36 power ofthe air density. I